Lock | Área restrita

Topo

Filosofia do Desafio Jovem

      

      A. O Desafio Jovem ajuda pessoas a encontrarem respostas significativas para todos os problemas de suas vidas. Nós acreditamos que Jesus Cristo é a cura para todos os vícios.

        As pessoas quando entram no Desafio Jovem são confrontadas com a realidade de que não precisam mas viver na escravidão do pecado. Jesus quebra a força de todo tipo de vício  e pecado. Ele cura permanentemente qualquer tipo de dependência ou pecado conhecidos pelo homem.

       B.  O Desafio Jovem oferece um programa integral de recuperação. Esta visão endereça às dimensões: espiritual, mental e emocional, educacional, física e social como sendo componentes integrados do indivíduo.

         A Dimensão espiritual afeta todas as áreas da nossa vida. Problemas externos devem ser tratados como sendo sintomas de uma causa com raiz espiritual.

         O tratamento verdadeiro acontece quando a necessidade espiritual é alcançada . Através de Jesus Cristo, a vida da pessoa com problema muda.Como conseqüência desta nova vida e com a força do Espírito Santo, eles aprendem a trabalhar com os problemas.

         O Bem-estar mental e emocional da pessoa é alcançada. A Bíblia ensina, “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”

(Rom. 12v2   NVI).

          As pessoas que entram para o Desafio Jovem sofreram conseqüências por “Pensar Errado”. Estudos Bíblicos consistentes melhoram a saúde mental e emocional servindo como alicerce para a reestruturação de padrões de pensamento, criando por outro lado uma nova e estável maneira de viver. Orientação tanto pessoal como em grupo, facilita a evolução mental e emocional.

           O Desafio Jovem fornece  treinamento educacional.

          Os alunos tem a oportunidade de completar o nível médio(colegial).Outros podem ser ajudados na educação geral como: aprender a ler e escrever. O Desafio Jovem pode oferecer ajuda profissional  e treinamento de habilidades.

          O Desafio Jovem cuida das  necessidades físicas dos estudantes dando alimentação, abrigo, recreação, e laborterapia como parte do programa diário.

         Socialmente, o grupo vive de forma dinâmica uma atmosfera onde os alunos aprendem à:

         Relacionar positivamente com seus companheiros, equipe, família, e comunidade. Assumem responsabilidades como membros da sociedade, membros de suas famílias , e enquanto corpo de  Cristo.

Aprendem como enxergar as necessidades dos outros, viver sem egoísmo, e a ajudarem-se mutuamente.

SUMARIO: Recuperação envolve em ajudar a pessoa a se libertar dos maus hábitos e vícios de comportamento, reativar o processo de amadurecimento, desenvolver um novo estilo de vida, fazer com que eles sejam aceitáveis pela sociedade, e fortificá-los para que vivam livres dos velhos hábitos.

 

Metodologia do Desafio Jovem

    

      Como o Programa do Desafio Jovem visa a abstinência total de qualquer consumo de drogas e outros comportamentos, os alunos são alvo de uma abordagem centrada no indivíduo, considerando-o como um todo. Trata-se de uma intervenção terapêutica em diferentes vertentes: física, psicológica, social e espiritual. Logo, o Programa compreende o envolvimento do aluno em várias atividades laborais, acadêmicas, psicossociais, lúdicas e espirituais. O objetivo é proporcionar aos residentes a aquisição de conhecimentos técnicos, profissionais, sociais e outras competências que, por sua vez, o ajudarão na inibição dos consumos, assim como facilitarão a sua integração sócio-profissional na sociedade.

 

Fases do Programa do Desafio Jovem

       

       O programa de reabilitação do Desafio Jovem tem duração mínima de 12 meses, e é dividida em quatro fases.

 

        1ª Fase - Fase de motivação: Abandono da Antiga Maneira de Viver.

 

       Fase de motivação é o momento em que o jovem é levado (estimulado, direcionado, motivado etc.) a aceitar o desafio da transformação, a chave para esta fase do programa será determinação para trabalhar no sentido da mudança. Esta fase pode durar no mínimo dois meses.

 

        2ª Fase – Aprendendo uma Nova Maneira de Viver.

 

       É a fase onde o aluno é desafiado e treinado a aprender uma nova forma de vida e aplicar estes conceitos em suas práticas diárias. Esta fase pode durar no mínimo três meses e meio.

 

        3ª Fase – Vivendo uma Nova Forma de Vida.

       Esta fase de recuperação é um período em que o aluno esta em um processo de busca do saber (aprendizado) onde, e em cada situação ele aprende algo novo e é estimulado e orientado a viver aquilo que tem aprendido. Ele aprendera a importância da convivência com outras pessoas e a desenvolver atitudes saudáveis. O aluno aprenderá também a encarar a inescapável realidade da situação e os mecanismos para lidar com suas dificuldades. Esta fase pode durar no mínimo três meses e meio.

 

         4ª Fase – Permanecendo na Nova Vida.

 

       Esta fase é um tempo de avaliar o desenvolvimento do aluno no programa de Reabilitação do Desafio Jovem e avaliar se o interno alcançou estabilidade emocional, social, espiritual e conseqüentemente obtendo a necessária independência para retornar ao convívio da sociedade. É um estagio com menos regras para que o interno desenvolva seu potencial individual.

       Isto significa que o residente tomara certas decisões que concederão a ele a oportunidade de aplicar o que aprendeu no dia a dia. Acompanhamento técnico-profissional coordenado por teólogos, pastores, e professores com vasta experiência nos diversos tipos de adição, tanto em álcool como em outras drogas.

 

       Terapia ocupacional, espiritual, com relevância não só ao indivíduo, mas principalmente envolvendo a sua família com o propósito de reorientar a vida do recuperando e os valores morais e espirituais, restabelecendo assim os conceitos e valores sociais. Esta fase pode durar no mínimo três meses.

Currículo
Certificação do Professor
Escolha Viver