Lock | Área restrita

Topo


Histórico



 

DO TEEN CHALLENGE:

 

            O Teen Challenge (Desafio Jovem) teve o seu início em Nova Iorque – EUA, quando, em 1958, o Pastor David Wilkerson se dirigiu aos “guetos” daquela cidade com a intenção de ajudar jovens dependentes de drogas, orientando-os na sua recuperação e reinserção social. O sucesso deste trabalho motivou a criação da Organização, que se estendeu a outras cidades americanas através de corporações autônomas, ainda que sob a mesma designação e seguindo a mesma filosofia. O Teen Challenge não se limitou, contudo, às fronteiras dos Estados Unidos. Progressivamente, foi-se estendendo a outras partes do globo, sendo uma organização conceituada e reconhecida pelos governos de vários países, devido ao grande sucesso alcançado na recuperação de Dependentes Químicos.

 

 

DO DESAFIO JOVEM DO BRASIL:

           

            Há 40 anos  atrás, um  pouco mais, em outubro de 1972, chegava  a Brasília  o autor  do livro  “A  CRUZ E O PUNHAL”, já traduzido para o português, o já lendário pastor norte-americano  DAVID  WILKERSON. Ele se notabilizara  por ter sido preso no Fórum de Nova York, quando tentava defender sete  jovens que  haviam matado um adolescente  numa cadeira de rodas, estando todos eles sob o domínio das drogas. A  fato percorreu o mundo e o  seu livro  tornou-se best-seller, traduzido em várias línguas.

          Esse pastor, jovem, magricela, simples, mas  com um olhar firme e penetrante, que impressionava  multidões com suas  experiências junto a esses usuários de drogas, utilizando tão somente a Palavra de Deus  e  tendo a Bíblia como  arma de libertação, despertou os brasileiros. Em especial os líderes e os jovens, para  uma cruzada  de esperança  para que  o mesmo fenômeno ocorresse em nosso  país. Em pouco tempo começaram a se levantar obras em todas as regiões do Brasil. Já havia um trabalho em Goiânia- “Movimento Jovens Livres” e outros surgiram, a maioria  com a denominação Desafio Jovem, como a de Brasília, e outras  como o Esquadrão da Vida, de Bauru, e o Movimento S-8, em Niterói. Seus  dirigentes  foram considerados os pioneiros desta obra extraordinária  que cresceria  em nosso país: Paulina e Paulo Brasil, Galdino Moreira Filho, Edmundo Munis Chaves, e  através deles dezenas  de outras entidades foram criadas.

          A história  do Desafio Jovem do Brasil teve duas  etapas. A primeira, de 1977 a  1982,  quando foi  fundada e  teve  como seu primeiro Presidente o saudoso Pr Bernardo Johnson, responsável pela vinda de David Wilkerson ao Brasil, e grande amigo das obras de recuperação. A esse  homem incansável, muito deve o Desafio Jovem do Brasil. Não podendo continuar na presidência  da obra nacional, assumiu   o cargo  o Diretor Executivo,  então Professor Galdino Moreira Filho, que   presidiu até 1982. Ao  se retirar da presidência, foi substituído pelo Pr Nilton Tuller e logo depois pelo Pr.  Carlos Alberto Leandro. Por  razões  diversas, a obra nacional foi se desativando e durante muitos anos ficou acéfala.

 

         Restauração do Desafio Jovem do Brasil se deu em meados de 2003, o Pastor Galdino Moreira Filho, já afastado das lideranças nacionais, foi instado  a restaurar o Desafio Jovem do Brasil, um dos objetivos do então Presidente do Global Teen Challenge, Rev. Don Wilkerson,  e que  tinha grande interesse no Brasil. Depois  de muitos contatos, conversas e  diálogos, foi  realizada uma reunião em Guarulhos, reunindo poucos dirigentes  de obras  do Desafio Jovem, algumas ainda remanescentes daquela época de ouro  da obra nacional.  Foi  considerado um fato histórico e voltando as suas atividades desde então.

 

 

Living Free
Certificação do Professor
Currículo